24 de Novembro de 2024

Notícias : Agricultura    Sex, 15/02/2019

Agricultor recebe incentivo do Governo Municipal.

Projeto prevê repasse de recursos públicos municipais a agricultores que investem em infraestrutura para a produção de leite.


Repaase incentivo

Na manhã desta sexta-feira (15) o Prefeito Municipal de Aratiba, Guilherme Granzotto, o  Vice- Prefeito,  Izelso Zin e Secretário Municipal da Agricultura, Lenir Christmann,  realizaram a entrega de um cheque no valor de R$ 10 mil ao produtor Evandro Simoni da comunidade da Vista Alegre.

Evandro é um produtor leiteiro que se enquadra no Projeto de Lei Municipal nº 3.999, de incentivo à bacia leiteira através da construção de salas de ordenha com a participação de recursos públicos municipais.  Para que os agricultores tenham direito aos benefícios precisam seguir alguns critérios como a comprovação da aplicação dos recursos mediante a apresentação das notas fiscais de compra de materiais, preferencialmente no Município de Aratiba, e comprovação da construção da sala de ordenha. A Lei prevê, também, que o projeto estabeleça a destinação final dos dejetos produzidos na instalação.  Antes de receber o incentivo,  as instalações passam por vistoria técnica e descritiva para a comprovação da construção. O valor máximo de participação do Município pode chegar a R$ 20 mil dependendo da produção diária de cada propriedade.

O prefeito, Guilherme Granzotto salientou que “o governo é sabedor de que a agricultura é o setor que mais movimenta a economia do Município de Aratiba e buscando incentivar a produção e a permanência do produtor no meio rural a Prefeitura de Aratiba trabalha diariamente buscando novas e ampliando alternativas que auxiliem e ajudem a alavancar cada vez mais a principal matriz produtiva do Município”.

A produção diária na propriedade da família Simoni fica entre 500 a 1.000 litros/leite/dia. O produtor comemora o incentivo e conta que atualmente a produção leiteira é a mais rentável economicamente. “O dinheiro do leite é algo garantido que você sabe que todo mês vai entrar, e com a melhora das instalações seguindo as exigências da fiscalização, também se consegue um preço melhor”, conta.