19 de Abril de 2024

Notícias : Agricultura    Qua, 29/08/2018

Agricultores de Aratiba conhecem os locais de venda e os consumidores dos alimentos orgânicos que produzem.

Visita foi à mercados e distribuidores. Agricultores também conversaram com quem consome os produtos.


Org%c3%a2nicos mercados

Conhecer parceiros de mercado, aproximar os consumidores dos produtores, fortalecer vínculos e reforçar compromissos. Com este objetivo, produtores, integrantes do governo municipal e empresas comercializadoras de produtos agroecológicos de Aratiba visitaram a CECAFES (Central de Comercialização da Agricultura Familiar) e os mercados de Erechim que vendem os alimentos agroecológicos produzidos em Aratiba, na última terça- feira (28).

Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer como acontece o recolhimento e a distribuição dos produtos, visualizar como os orgânicos que eles produzem são colocados à venda nos mercados, conhecer os responsáveis pelas compras e conversar com os consumidores.  “Contemplar os produtos orgânicos nas gôndolas dos mercados os dá a certeza de que o projeto que estamos desenvolvendo com os agricultores familiares é viável”, disse o prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, que acompanhou a visita.

O projeto de incentivo à produção de alimentos orgânicos está sendo realizado pela prefeitura em parceria com a Emater, Cecafes, cooperativas locais, Sutraf e CETAP. Os agricultores recebem assistência técnica gratuita e as entidades se responsabilizam por transportar e colocar os produtos no mercado. O prefeito salientou que o projeto tem dois objetivos: consolidar o município de Aratiba como a terra dos orgânicos e oferecer uma alternativa de produção e renda para os agricultores. “ Isso só é possível quando existem parcerias como a que estamos desenvolvendo, quando a produção é organizada e existe a busca de mercado e ações de divulgação para os produtos. Para o prefeito, a  parceria entre as diferentes cadeias produtivas poderá ser a oportunidade de aperfeiçoar e incentivar o consumo.

Produzidos de maneira sustentável e livre de agrotóxicos, os orgânicos de Aratiba são certificados pela Ecovida. Além dos mercados e feiras os produtos estão presentes na alimentação escolar de Aratiba.

 

.