23 de Novembro de 2024

Notícias : Agricultura    Seg, 26/03/2018

Agroecologia e Produção Orgânica investimento e diferencial em Aratiba.

Entre os produtores de Aratiba o investimento em Agroecologia e cuidados com manejo de alimentos orgânicos é um dos temas de dia de estudo.


Whatsapp image 2018 03 26 at 10.06.16 %281%29 min

Apesar do aumento da consciência ecológica e do consumo, produzir alimentos agroecológicos ainda é um desafio para agricultores da região do Alto Uruguai e em todo o Brasil.

Não se utilizando de adubação a base de substancias químicas, os agricultores buscam alternativas de adubação com componentes 100% orgânicos e aquisição de mudas orgânicas de qualidade.

Ao trabalharmos com orgânicos é necessário diversificação e rotação de culturas, alternando espécies cultivadas durante o ano.

 Além da diversidade de culturas trazerem um bom retorno financeiro, possibilitam o controle de pragas.

A produção orgânica contribui para maior sustentabilidade da agricultura e garante a conservação de recursos naturais, sendo assim outra forma de cuidar do solo e da água de maneira responsável.

Regulamentada pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, onde cita:

“Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso de recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade  econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente”

A lei determina que cada região deverá adequar as condições e ajustes às peculiaridades locais, e determina também práticas e insumos que  podem ou não ser empregadas na produção vegetal e animal, no processamento, acondicionamento, transporte e comercialização.

Na quinta-feira dia 22 de março os agricultores agroecológicos de Aratiba, estiveram em formação, com temática voltada à adubação, fungicidas e insumos orgânicos.

Durante todo o dia puderam estar compartilhando experiências  e tirando suas dúvidas, assessorados por técnicos da CETAP e em parceria com o poder público municipal.

Em nosso município com formação, assessoria e empenho dos agricultores os alimentos agroecológicos estão ganhando espaço e tornando assim cada vez mais necessário aumentar a produção para abarcar a demanda local e regional.

Em nossas mesas a qualidade nutricional  será sentida e terá seus reflexos na saúde e bem estar da população.