24 de Novembro de 2024

Notícias : Agricultura    Qui, 26/07/2018

Agroecologia, o nascer de uma nova possibilidade.

Com determinação e qualidade de produção, investimentos na agroecologia, em Aratiba, são o marco de uma nova maneira de viabilizar a propriedade rural.


Dsc 0376 min

No dia dedicado ao colono, 25 de julho, nossa visita se deu a propriedade rural do Sr. Nelson Fornazieri, na linha Piana, Aratiba.

A família de Nelson, que há mais de 40 anos reside neste local, vem com determinação e ousadia, investindo num sonho muito compensador: produção de alimentos, livres de agrotóxicos, em variedade e qualidade reconhecidos pelos consumidores. Essa maneira, agroecológica de se produzir, vem ganhando mercado e reconhecimento legal, normatizado pelo DECRETO Nº 7.794, DE 20 DE AGOSTO DE 2012,  Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm Acesso em:25 jul. 2018.

Em seu Art. 1º institui:

Art. 1º “Fica instituída a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PNAPO, com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis”.

Com o olhar voltado para a relação homem/meio ambiente, a agroecologia, preza pelo cuidado do solo, da água, sustentabilidade ambiental, econômica e social, a segurança alimentar, o equilíbrio ecológico, o fortalecimento da mão de obra e da agricultura familiar, a produção de alimentos livres de agrotóxicos.

Tendo em seus consumidores o diferencial pela escolha da qualidade e segurança alimentar, a preocupação de nossos produtores é de oferecer o melhor alimento e nas melhores condições, fazendo da agroecologia a alternativa que cabe no bolso e fica bem no prato de toda a população.

Com rede de apoio para formação, produção e comercialização destes produtos, os agricultores de nosso município investem e acreditam na mudança de paradigmas e num mercado que se abre para alimentos que saem fresquinhos de nossas propriedades.

Com aproximadamente 40 famílias certificadas, o Poder Público Municipal, investe em formação e equipe técnica de acompanhamento e para assessorar nossos produtores.

Segundo o Prefeito Municipal, Sr. Guilherme Granzotto, “temos a possibilidade de ampliarmos a produção e aumentarmos o número de produtores certificados, para isso contamos com a ajuda de muitas entidades e cooperativas que viabilizam a comercialização e a ajuda ao produtor rural, para que esse projeto seja o diferencial na propriedade rural”.

Fazer mais pelo homem do campo, é oportunizar que ele seja sujeito de uma grande mudança em sua história de produção e que tenha a qualidade de vida em suas mãos.

Seu Nelson e família, tem a previsão de ampliarem a produção, num terreno que vem sendo preparado, onde dentro de poucos dias, receberá as mudas que garantirão maior produtividade e alimentos variados na mesa dos consumidores.

Agroecologia: Bom pra quem produz, melhor para quem consome.