21 de Junho de 2018

Notícias : Geral    Ter, 05/06/2018

Alimentação saudável e orgânica, para que em nossas refeições a saúde esteja sempre presente

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aratiba realizou nesta tarde do dia 5 de junho palestra com a Nutricionista Cíntia Gris da entidade CETAP de Passo Fundo-RS


Whatsapp image 2018 06 05 at 15.49.24

A palestra foi ministrada aos participantes dos Grupos do PAIF, aconteceu no Centro de Referência da terceira Idade de Aratiba onde se fez presente o Coordenador Regional da CETAP Edson Klein,  Leandro Gonçalves, responsável técnico regional, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Helena Bevilaqua Dill e equipe da secretaria.

A palestra direcionada ao consumo consciente e saudável de alimentos trouxe reflexões acerca da qualidade da produção e dos alimentos que inserimos em nossas rotinas alimentares.

Ser saudável é simples... E segundo o Ministério da Saúde (MS, 2014)... uma alimentação adequada e saudável deve derivar de um ambiente saudável.

É preciso que se pense em ambientes sustentáveis e equilibrados, onde a produção de alimentos seja livre de agrotóxicos e perigos nocivos a nossa saúde, partindo do princípio de que sustentabilidade requer o uso de recursos naturais para  a satisfação das necessidades presentes, não devendo comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

A alimentação orgânica vem obtendo espaço e reconhecimento merecido e sendo a oportunidade de aderirmos à hábitos saudáveis, pois por ser orgânico, tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos, que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Racionalmente  teremos que nos postar frente às opções que fazemos: considerar o Ambiente e o Meio em que vivemos nosso maior tesouro natural; a Saúde nossa maior riqueza; a Família os que com quem podemos sempre contar; os Amigos fiéis e verdadeiros; o Amor o sentimento maior e verdadeiro, somente ele supera tudo! E a Gratidão a virtude que nos enobrece!