24 de Novembro de 2024

Notícias : Agricultura    Qui, 05/03/2020

Aratiba é destaque na produção de suínos

A suinocultura de Aratiba tem sido destaque na região Norte do Estado do Rio Grande do Sul e em todo o Estado.


Eceffebe 82fe 40bd a36c ccbcea2e797a

A suinocultura é, também, uma das atividades mais incentivadas no município pelo Poder Público Municipal, através de melhorias em acessos às propriedades e auxilio em terraplanagens. Os produtores também recebem um incentivo de 0,7% sobre a produção vendida e registrada no Talão de Produtor através do Pacto por Aratiba.

A Granja Astolfi situada na comunidade do Sarandi tem três pocilgas com 2400 suínos para terminação. O empreendimento é coordenado por Raquel e Renan Astolfi, que consideram o incentivo do Pacto positivo. “Esse incentivo é uma grande vitória para nós agricultores, pois ajuda na melhoria e expansão da propriedade, gerando emprego e renda. Também promove a capacidade de consumo das famílias, aquece todo o comércio e impulsiona o desenvolvimento de nosso município. Por isso, que nós jovens investidores, ainda não saímos daqui, pois a gente vê aqui o futuro”, explicaram.  

De acordo com o Secretário de Agricultura de Aratiba, Lenir Amélio Christmann ,48,2% de toda a movimentação financeira agropecuária de Aratiba vem da suinocultura.  “Temos um grande número de produtores de suínos, que representam uma das maiores economias no município. Temos hoje, mais de 105 produtores de suínos e muitos outros agricultores querendo investir nesse segmento. Até agora o município fez mais de 50 terraplanagens para a instalação de chiqueiros”, destacou.

O produtor de suíno Altair Antônio Lunkes da comunidade de Linha do Enjeitado é um exemplo concreto. A família está construindo três novas pocilgas. O investimento é de R$ 700 mil e o empreendimento vai utilizar um robô que vai alimentar todo o plantel de suínos.

De acordo com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Aratiba é o primeiro produtor de suínos do Norte do Rio Grande do Sul e o 8º no Estado, com 149.283 mil suínos abatidos por ano.

Veja os dados: