23 de Novembro de 2024

Notícias : Assistência Social    Seg, 18/03/2024

Aratiba inicia atividades do programa Primeira Infância Melhor

Administração Municipal de Aratiba apresentou o programa Primeira Infância Melhor (PIM), que passa a ser executado no município, em parceria entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.


432513807 745530287707344 3718201019041836294 n

No encontro da última semana, também estiveram presentes o prefeito, Gilberto Hendges e o vice, Gelson Carbonera, que destacaram a importância das atividades que passam a ser desenvolvidas no município.

Os secretários Rogério dos Santos, da Saúde, Suzana Dal Lago Hendges, da Assistência Social e Rosane Morgan, da Educação salientaram a parceria entre as pastas para o desenvolvimento do Programa e a forma com que este estará acontecendo em Aratiba.

No município, o PIM possui uma equipe técnica formada por psicólogo, assistente social, pedagogo, professor e enfermeiro. O objetivo é atender a crianças de 0 a menos de seis anos de idade, além de famílias que possuam gestantes.

Também já estão sendo realizadas visitas às famílias com o objetivo de apresentar o Programa e seus benefícios.

O Primeira Infância Melhor é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Seu objetivo é apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

Suas ações buscam fortalecer as competências familiares nas funções de cuidado, proteção e educação da criança, fomentar o acesso à atenção básica em saúde, à proteção social básica e à educação; e promover o desenvolvimento integral na primeira infância.

O PIM contribui para a efetivação do direito ao desenvolvimento humano sustentável, incluindo a redução da morbimortalidade materno-infantil e da evasão escolar, a melhoria da prontidão escolar e a ruptura dos ciclos de pobreza e violências.

Os atendimentos do PIM ocorrem, prioritariamente, por meio de visitas domiciliares e atividades coletivas.