25 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Seg, 13/07/2020

Aratiba inicia o mapeamento cultural

O objetivo é obter informações das áreas de atuação de cada profissional do setor cultural do município que possa ser contemplado pelas medidas da Lei Aldir Blanc, relacionada com a interrupção das atividades por causa do Covid-19.


Artes

O mapeamento que o governo de Aratiba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Juventude inicia nesta quarta-feira (15).

De acordo com a Secretária de Cultura, Desporto e Juventude  Daiana Paula Tenutti, “o   mapeamento é necessário para reunirmos dados e tomarmos conhecimento da realidade de nosso município. Vamos estar atendendo na Casa de Cultura, disponibilizando os formulários para identificar quem são os nossos artistas, músicos, artesãos, oficineiros, grupos culturais, entidades, empresas e espaços culturais, entre outros”.

A secretária destaca ainda que o cadastro também é importante para nortear as ações da Secretaria, em vista da aprovação da Lei 14.017 chamada Lei Aldir Blanc, que destina recursos do Governo Federal, para ações emergenciais da cultura para quem teve suas atividades 100% interrompidas pela pandemia do Coronavírus, publicada no dia 29 de junho deste ano.

Serão disponibilizados dois tipos de cadastro:

Cadastro de artistas e trabalhadores: ele é individual e direcionado a todas as pessoas que trabalham com cultura, tais como, músicos, atores, dançarinos, instrutores, oficineiros, professores de arte, técnicos de som e luz;

Cadastro de grupos, entidade, empresas culturais e espaços culturais: é direcionado a grupos, coletivos, entidades, bandas, empresas prestadoras de serviços para o segmento cultural e artístico, etc; Entendem-se como espaço cultural, locais físicos onde possam ser realizadas diversas atividades, por exemplo, ensaios, apresentações, oficinas, aulas, além de lugares que acontecem feiras, comercialização de produtos e prestação de serviços culturais. Assim, é destinado para Centros de Tradições Gaúcha (CTGs), escolas de música e dança, sedes de entidades, espaço de apresentação musical, estúdios de fotografias, etc.

Os cadastros estarão sendo realizados na Casa de Cultura nos horários das  8h às 11h30min e das 13h às 17h.

               

Para maiores esclarecimento entre em contato pelo telefone 54 3376 1825 ou 54 3376 1114