18 de Dezembro de 2017

Notícias : Geral    Sex, 06/10/2017

Aratiba irá comemorar o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

Evento será realizado neste dia 12 de Outubro, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida na localidade de Barra do Enjeitado, interior do Município


Nossasenhoraaparecida1 min

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do Rio Paraíba, colheram a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto do Itaguassu. Filipe Pedroso levou-a para sua casa conservando-a consigo até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a Imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a se divulgar, com o nome dado pelo povo de Nossa Senhora Aparecida. A 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira Capela. Como esta, com o passar dos anos, não comportasse mais o número de devotos, iniciou-se em 1842 a construção de um novo templo inaugurado a 8 e dezembro de 1888. Em 1893, o Bispo diocesano de São Paulo, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, elevou-o à dignidade de “Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. A 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem milagrosa foi solenemente coroada, e a 29 de abril de 1908 foi concedido ao Santuário o título de Basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930, “para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus”. A 5 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente dedicada pelo Papa João Paulo II a 4 de julho de 1980.

2017 é o ano que se comemora o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717 por pescadores do Rio Paraíba do Sul e por todo o Brasil haverão festividades em comemoração a esta data.

Sendo esta uma festividade que acontece anualmente na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Barra do Enjeitado, interior do Município de Aratiba a Secretaria Municipal de Obras está  trabalhando para melhorar a estrutura do local, através de trabalhos de reabertura e acessos de estradas, que fica a 12 quilômetros da cidade.

  A Procissão que terá início as 9h:30mon da manhã terá além da caminhada natural a condução da imagem de Nossa Senhora pelas águas do Lago da Usina Hidrelétrica Itá pelas embarcações até as margens do Lago onde ocorrerá a benção de água nascente ali localizada.

Logo após a benção a imagem será conduzida por um Grupo de cavalarianos do Município de Aratiba até a igreja da Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Barra do Enjeitado, interior do Município. O evento terá também a presença do Coral São João Batista de Seara - SC

Alem disso, de acordo com o Prefeito Guilherme Eugênio Granzotto está em estudo projeto para a construção de uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida no local onde há a nascente que será abençoada durante o evento. –“ Nosso intuito é oferecer suporte para que a comunidade cresça e que através destes investimentos se desenvolva o turismo rural para que mais pessoas conheçam a localidade e alcancem suas graças através da Fé em Aparecida”. Destacou o Chefe do Poder Executivo Municipal.