26 de Abril de 2024

Notícias : Saúde    Qui, 19/10/2017

Aratiba irá desenvolver Projeto de Plantio e manejo de Ervas Medicinais.

Prefeito esteve reunido nesta manhã de quinta-feira (19) com agentes de saúde e empresa de Assessoria para debater o assunto.


Dsc 0018 min

A Prefeitura Municipal de Aratiba, através da Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta quinta – feira (19) reunião com os Agentes de Saúde do Município, a reunião aconteceu na Sala de Reuniões junto a Prefeitura e teve por objetivo apresentar Projeto de Assessoria para o desenvolvimento de plantios de chás nas regiões correspondentes a cada um dos agentes.

O Projeto tem por finalidade orientar os agentes de Saúde a respeito das plantas medicinais  – quais são as partes utilizadas, para que ela é indicada, quando utilizar determinada planta, etc -  para que os mesmos possam orientar as famílias pelas quais são responsáveis para que desenvolvam o plantio de chás em sua propriedade e dessa forma  possam cuidar de sua saúde de uma forma mais natural.  Além de aprimorar o atendimento dos agentes, pois são eles que possuem contato direto com a população.

O projeto será desenvolvido em várias etapas, e a primeira consiste em convidar a população a participar e desenvolver os canteiros e o plantio dos chás. Além disso, ele também tem por finalidade aproximar e conscientizar a população sobre os benefícios das ervas medicinais para a saúde.

Para o Prefeito Municipal Guilherme Eugênio Granzotto esse projeto tem muito a agregar e aprimorar o conhecimento em relação à saúde e o bem – estar das pessoas. –“ Hoje devido a praticidade tornou-se muito mais fácil irmos até a farmácia e comprarmos medicamentos para um desconforto, um mal-estar, sendo que os mesmos podem ser resolvidos de uma forma mais natural, com chás que são produzidos no fundo do quintal, na horta comunitária e sem a utilização de substâncias químicas”. – “Além de resgatar os nossos costumes, das nossas mães, avós, que utilizavam procedimentos caseiros, através de chás, compressas, para o alivio das dores”. Disse Granzotto.

Outro diferencial do Projeto será de que em cada região será feito o plantio de espécies diferentes, essa atividade por sua vez tem o intuito de fazer com que as pessoas saiam de suas residências para apanhar os chás e ao mesmo tempo interajam umas com as outras, conheçam outras pessoas, se visitem com mais frequência, atitudes que tem sido deixada para trás devido a correria diária e a utilização da tecnologia.

O projeto tem previsão de inicio para o mês de Novembro.