12 de Dezembro de 2018

Notícias : Agricultura    Qui, 06/12/2018

Aratiba participa de Fórum Gaúcho de combate aos impactos dos agrotóxicos, em Passo Fundo.

No último dia (30) representante da Administração Municipal e do SUTRAF participaram do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.


Forum  agrotoxicos 2

O principal objetivo foi dialogar debater e discutir as questões que envolvem os efeitos dos agrotóxicos na saúde pública e no meio ambiente, além de debater a conscientização frente aos malefícios do uso indiscriminado dos agrotóxicos.

De acordo com o palestrante, Renato Zanella, da Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM) , “muitas das intoxicações não são notificadas e muitos ainda não buscam a rede pública de saúde com os sintomas, mas fazem parte dos possíveis a ficarem adoecidos pelos efeitos desses químicos. Estudos apontam que aumento de casos de câncer e de suicídio se associam ao uso ou efeito dos agrotóxicos no ambiente”.

O Governo Municipal preocupado com a Saúde, o bem- estar e a qualidade de vida da população e ciente de que a busca por uma alimentação saudável cresce cada vez mais a cada dia que passa desenvolve políticas públicas que auxiliam na prevenção e combate as doenças causadas pelo hábito alimentar, por isso, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com as demais entidades municipais está desenvolvendo em sua gestão o Projeto Incentivo à produção e ao consumo de alimentos orgânicos. O  projeto já conta com 45 produtores certificados pela rede Ecovida que encontraram na agricultura orgânica além de promover a saúde de seus familiares e posteriormente á de  dos consumidores dos produtos, uma nova fonte de renda e um incentivo a mais para permanecer com suas atividades no campo.

O evento também complementou a palestra da Dra. Claudia Petry durante a programação da Campanha Rosa Azul desenvolvida no Município de Aratiba a qual tratou sobre o tema “Alimentação e sua relação com a saúde”.