23 de Novembro de 2024

Notícias : Agricultura    Qui, 27/01/2022

Aratiba pleiteia construção de poço artesiano e açudes para combater estiagem

O objetivo de garantir a inscrição do município no programa Avançar na Agropecuária


1643141304248

Uma comitiva da prefeitura de Aratiba esteve na segunda-feira, 24 de janeiro, em visita a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS com objetivo de garantir a inscrição do município no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, afim de assegurar recursos para perfuração de um poço artesiano e até 10 açudes, além de outras demandas.

O prefeito em exercício, Gelson Carbonera e os secretários de Agricultura, Joarez Miechuanski e de Administração, Leonardo Bortolotto, foram recebidos na capital pelo secretário Adjunto da Agricultura, Luiz Fernando Rodriguez Junior.

“Estamos enfrentando uma grave crise com a estiagem que castiga a região norte do Estado. Já tivemos perdas significativas no meio rural e buscamos com estes projetos, poder amenizar os impactos no campo, levando água até as propriedades que mais sofrem com a seca”, disse Carbonera.

Através do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, o município pretende buscar recursos para perfuração de um poço artesiano. Como contrapartida, a prefeitura se responsabilizará pela construção e qualificação da distribuição através de rede de água objetivando atendimento das famílias que vierem a ser beneficiadas.

O município busca ainda recursos para a construção de até 10 açudes com capacidade aproximada de 1,6 mil metros cúbicos cada. Para essa finalidade, o Conselho Municipal da Agricultura, juntamente com escritório de Emater local ficará responsável pelo desenvolvimento dos projetos, bem como a seleção dos beneficiários. A importância destes açudes está no fato de que os produtores possam irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo, diminuindo as perdas em períodos de estiagem, contribuindo também com o desenvolvimento e impactando de maneira positiva a economia do município.

Outra demanda que Aratiba tenta pleitear são cisternas para armazenamento de água. Neste sentido, o município vai fazer o pedido e aguardar mais orientações do Governo do Estado.

O secretário de Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski, salienta que o prazo final para a inscrição dos projetos junto ao programa estadual, foi na segunda-feira, 24, por isso a atenção dada pela prefeitura nesta viagem a Porto Alegre. “Conversamos com o secretário adjunto e pedimos uma atenção especial, uma vez que nosso município vem tendo perdas significativas com a estiagem”, ponderou.