23 de Novembro de 2024

Notícias : Educação    Qua, 24/05/2017

Aratiba realiza encontro de estudos com integrantes do Fórum Municipal de Educação.

O encontro teve como pauta a apresentação e discussão das 20 metas que compõem o Plano Municipal de Educação.


Dsc 0560 min

Na última segunda, dia 22.05, aconteceu junto a Câmara Municipal de Vereadores de Aratiba, encontro de estudos com os integrantes do Fórum Municipal de Educação para apresentação e discussão das 20 METAS que compõem o Plano Municipal de Educação.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marisa Rosa, o trabalho de monitoramento e avaliação do PME- Plano Municipal de Educação exige compromisso e envolvimento de todos – sociedade e governos e que deve caminhar paralelo ao PNE – Plano Nacional de Educação e PEE- Plano Estadual de Educação.

O trabalho a ser feito envolve levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos, e nada disso acontece rapidamente. Nesse sentido, pensando que as Metas e estratégias precisam estar contempladas no PPA- Plano Plurianual, LDO e LOA e que o Projeto precisa ser entregue ao Legislativo para aprovação e posterior aprovação, bem como, levando-se em conta que no mês de outubro acontece a Conferência Municipal sobre o PME, não podemos adiar ações se quisermos resultados efetivos, portanto, é hora de começar!

O trabalho pressupõe o envolvimento das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade. Em nível de município, o Fórum é composto por 15 Segmentos que são corresponsáveis pelas atividades a serem abarcadas durante os anos de vigência do PME que compreende os anos de 2015 a 2025. No entanto, não deixa de conferir peso e importância ao papel dos dirigentes municipais por meio da representatividade do prefeito municipal e sua equipe que compõe o Plano de Governo no âmbito municipal.

De acordo com as orientações do próprio Ministério da Educação e Cultura- MEC, um PME submetido ao amplo debate incorpora a riqueza das diferentes visões e vivências que a sociedade tem sobre a realidade que deseja alterar. Somente um Plano Municipal de Educação legítimo pode contar com o apoio de todos para monitorar seus resultados e impulsionar a sua concretização, através da mobilização da sociedade ao longo dos seus dez anos de vigência.