24 de Novembro de 2024

Notícias : Saúde    Sex, 16/03/2018

Aratiba sedia o 1º Encontro Regional de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva.

NUMESC-Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva realiza encontro em Aratiba com formação e atenção voltada para a comunicação e as formas de relações.


Whatsapp image 2018 03 16 at 10.22.36 min

No dia 15 de março aconteceu em Aratiba o 1º Encontro Regional  de Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC). Este encontro vinha sendo planejado e preparado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde da 11º Coordenadoria Regional de Saúde, tendo em nosso município como coordenadores locais, trabalhadores desta área.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, tendo sua abertura pela parte da manhã e se estendendo durante todo o dia.

Em primeiro momento fora oportunizado aos participantes reflexões propostas acerca de poemas e frases e estudo frente à temática da comunicação entre as pessoas.

 A palavra expressa e interpretada nas suas discretas ou expressivas formas é elo de comunicação e diálogo que deverá sempre ser mantido, principalmente entre pacientes e os profissionais que diretamente atuam frente ao atendimento de saúde das famílias e comunidade.

Outra temática fora apresentada em forma de Teatro  por alunos das Escola Municipal Aratiba e Estadual de Educação Básica Aratiba, com  assessoria do professor Adriano Massaro, intitulada “Médico à força”,  incutindo também as formas de expressão das emoções contextualizadas num cenário de época e muito presentes em nosso dia a dia.

Após o professor Adriano Massaro conduziu sua fala declamando texto de Victor Hugo, “O Matrimônio Perfeito”, complementando a temática e a necessidade da harmonia e do amor e bendizendo a todos os seres que se adoram.

Como experiência prática, fora incentivado que os participantes colocassem  pequenas pedrinhas em sacolas e à elas designassem emoções ou problemáticas enfrentadas em suas vidas.

Pela parte da tarde puderam em visita ao Lago da Barragem, na Igrejinha do Sarandi, depositarem suas inquietudes e problemáticas, oportunizando assim, reflexão e harmonia consigo mesmos.

Em nosso município o Núcleo de Estudos de Educação em Saúde Coletiva-NUMESC, foi instituído pelo decreto Municipal nº 2.198, de 02 de outubro de 2017, como estratégia local e descentralizada da Secretaria Municipal  da Saúde na organização participativa e democrática do sistema local de saúde.

 Atribui à Secretaria Municipal da Saúde viabilizar e coordenar a educação permanente em saúde, educação continuada e educação em saúde coletiva, em articulações municipais e regionais.

 

 

                 Conheça um pouco mais sobre a NUMESC:

A carência de processos de educação para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) leva a reflexão diversos atores, segmentos, conselhos, instituições de ensino e órgãos municipais e regionais de saúde, formando assim um grupo multidisciplinar (CIB – RS, 2013). Várias resoluções surgem a partir desses movimentos, entre elas, a Resolução 590/13 da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que orienta a implantação dos Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC).

O Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Educação Permanente, indica estratégias para mudanças nos processos de formação e capacitação dos trabalhadores, objetivando com isso a construção coletiva e discutida pelos próprios trabalhadores, levando em consideração as reais necessidades de cada município.

Esse novo modelo propõe que os diversos atores que constituem o setor da saúde se organizem, articulem e repensem suas ações, o trabalho em equipe, a atenção a cada indivíduo, ao coletivo e a organização do sistema como uma rede única. Toda essa metodologia de se fazer e pensar os processos de formação e atuação na saúde são as possibilidades de transformações nas práticas de educação e de saúde, aprimorando, tornando mais eficiente e voltada para a realidade de cada município, estando assim indo de encontro com os anseios da população.

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) apresenta algumas diretrizes que tratam das responsabilidades municipais na educação em saúde, seguindo os princípios da integralidade da atenção à saúde, criando meios de coordenar e executar essa política, devendo os municípios promover, em parceria com outros municípios, com o Estado e com a União, processos conjuntos de educação permanente em saúde.

O desafio desta proposta é gerenciar experiências de aprendizagem que interessem aos sujeitos envolvidos e que venham ao encontro da realidade vivenciada, possibilitando um novo processo de compreensão e construção dos conhecimentos, para que de maneira criativa possam beneficiar o desenvolvimento pessoal e social, estimulando a capacidade de refletir e problematizar sobre as questões de saúde dos trabalhadores em serviço.