24 de Novembro de 2024

Notícias : Geral    Qui, 19/09/2019

Atividades tradicionalistas marcam a Semana Farroupilha na Escola Pingo de Gente

Contos, música, danças, culinária, costumes influenciam o imaginário infantil e proporcionam conhecimentos de forma prazerosa e divertida.


Semana farroupilha iv

O Circulo de Pais e Mestres - CPM e a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente realizaram várias atividades em comemoração a Semana Farroupilha. Uma das atividades foi à apresentação de diversas músicas tradicionalistas gaúchas, apresentadas pelos gaiteiros voluntários Rafael Dellagostin e Pietro Mocellin. Também, foi realizada uma mateada com envolvimento dos alunos, professores e membros do CPM.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, Elaine Lise, falou que a Semana Farroupilha é um período fundamental para ensinar as crianças um pouco da tradição gaúcha. “É um momento especial para relembrar as tradições gaúchas, onde as crianças, professores, funcionárias e família contribuem para a compreensão e sentido de identidade, valorizando nossas raízes de forma lúdica e prazerosa, através de uma série de atividades resgatando a cultura gaúcha e a história de nosso estado”, disse.

“A comemoração da Semana Farroupilha é muito importante para o povo gaúcho. Entendemos que as atividades desenvolvidas na escola Pingo de Gente formam valores e estimulam as crianças, cultivando costumes, para que o tempo não apague seu significado. Também ajudam a despertar e estimular o interesse e a curiosidade infantil pela cultura gaúcha e a compreender a importância e o significado das comemorações da Semana Farroupilha”, falou a presidente do CPM Raquel Astolffi.  

Para Raquel, ensinar às crianças a história do Rio Grande do Sul é ressaltar a tradição gaúcha e os costumes que contribuem para a construção da identidade,além de fortalecer o amor e o gosto pelas coisas do RS. “O imaginário das crianças é muito influenciado pelas lendas, contos, música, danças, culinária, costumes, e eles proporcionam conhecimentos de forma prazerosa e divertida. Isso é o que se espera de um ensino de qualidade, que o conhecimento desde a educação infantil seja transmitido de forma leve, sem que as crianças percebam que estão aprendendo. Por acreditar nesses conceitos que o CPM organizou essas atividades. Queremos agradecer aos gaiteiros voluntários por terem contribuído para essa importante formação cultural”, explicou.