26 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Ter, 22/05/2018

Avanços e desafios em Agroecologia: onde e como chegar, parte do princípio de começar

A produção agroecológica como investimento seguro e confiável, na visão de quem acredita, investe e tem retorno, tanto financeiro como na perspectiva de produzir o melhor alimento que temos em nossas mesas


Whatsapp image 2018 05 22 at 14.47.07

A  Agroecologia é tida como uma ciência que orienta, investe e acredita na adoção de tecnologias e processos que venham a agregar em meio a pequenas propriedades e ao meio ambiente, práticas que visem o equilíbrio ecológico e estabilidade dos ecossistemas.

Muito além da produção de alimentos de boa qualidade e livre de resíduos químicos, sem a utilização de fertilizantes sintéticos solúveis e agrotóxicos, a agroecologia também contribui para a segurança alimentar, com a conservação do meio ambiente, da água, do solo, do ar e dos demais recursos naturais de maneira responsável e eficiente.

Em nosso município, com incentivo do poder público municipal e pelo comprometimento dos agricultores a produção agroecólogica tem aumentado a renda e a oferta de produtos nos mercados e feiras regionais.

Na possibilidade de investirem em produção com mercado garantido e devido e ao aumento da procura de alimentos que seguramente ofereçam qualidade nutricional, a certeza de serem livres de toxinas e produtos que agravem as condições de saúde e bem estar, a agroecologia é a aposta das pequenas e ousadas propriedades de Aratiba.

Os produtores Nelson e Leonardo Fornazieri( pai e filho) na comunidade de Linha Piana, tornam sua propriedade  abundante, variada e com produção de qualidade e quantidade. Na diversidade que encontramos na mesma percebemos também a paixão pela produção, tanto de verduras, legumes, hortaliças e frutas, como na aposta e parceria no projeto dos agroecológicos.

 O Prefeito Municipal de Aratiba, Sr. Guilherme Granzotto, acredita que “fortalecendo a agricultura familiar  que esta baseada na pequena propriedade, na mão de obra familiar e preservando sempre a cultura local, estaremos mantendo e incentivando a geração de renda e de alimentos e abastecendo o mercado local e regional, com qualidade e quantidade”. O incentivo do poder público vem a atender as demandas que cada produtor sente necessárias para que sua propriedade venha à ter o diferencial na produção esperada pelos agricultores.

Melhoria na qualidade de vida é a principal conquista para todos.

Bom pra quem produz, melhor pra quem consome.