29 de Setembro de 2020

Notícias : Saúde    Qua, 25/03/2020

Campanha de vacinação contra a gripe/influenza no município de Aratiba

Nota informativa da Secretaria Estadual da Saúde de 23 de março orienta a realizar a vacinação exclusivamente para os grupos prioritários no período da campanha.


Vacina

A influenza e uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, principalmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para complicações da infecção.

Os grupos elencados como prioritários são os que se encontram sob o maior risco de adoecer. Segundo a nota informativa conjunta COSEMS/CEVS/ SES – RS de 23 de março de 2020 ressalta a importância de realizar a vacinação exclusivamente para estes grupos no período da campanha. A vacinação destes está organizada em etapas, com datas definidas pelo Ministério da Saúde, conforme segue: 

 

23 de março a 15 de abril:

Idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde; 

No dia 04 de abril sábado o posto de saúde de Aratiba vai se realizar o dia D municipal, ficando aberto  08 às 17 horas para vacinar os idosos. 

 

16 de abril a 08 de maio

Professores, profissionais de segurança e salvamento, doentes crônicos mediante atestado médico.

 

Doentes crônicos com doença (respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos grau II, transplantados);

 

09 dia D de vacinação a 22 de maio

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 após o parto, pessoas de 55 a 60 anos com documento de identificação, deficientes físicos; 

 

A vacinação está sendo realizada nas ruas da cidade, no interior a vacina será nas comunidades. A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas permaneçam em casa, ou entrem em contato através do telefone da Unidade Básica de Saúde.