26 de Abril de 2018

Notícias : Agricultura    Qua, 20/12/2017

Citricultores buscam capacitação objetivando implantação de novos pomares em Aratiba.

Além de organizar a compra e subsidiar o custo das mudas, a Prefeitura também disponibilizará aos citricultores máquinas objetivando o preparo do solo para facilitar o manejo futuro.


Img 2679 min

80 produtores participaram nesta terça-feira (19) de encontro promovido pela Secretaria Municipal da Agricultura   e Emater/Ascar de Aratiba. Jair Antônio Griebler da Emater de Três Arroios, especialista na atividade destacou a necessidade de preparar o solo, escolher adequadamente a variedade, manter adubação permanente e buscar a informação técnica para produzir mais e melhor.  Guilherme Granzotto, Prefeito Municipal também esteve no encontro e falou  das iniciativas que tem se buscado para as pequenas propriedades. “Citricultura, orgânicos, demais frutas e verduras precisam cada vez mais ganhar espaço dentro das pequenas propriedades, objetivando  viabilizar a  permanência das famílias no campo com rentabilidade e dignidade”, Afirmou  Granzotto. Segundo o secretário da Agricultura, Elói Schneider, a prefeitura subsidiara parte da nova plantação. “Atualmente o município de Aratiba é destaque na produção de citrus.  Para o  ano de 2018 as reservas superaram as nossas expectativas, pois o número de mudas praticamente triplicou se comparado ao ano anterior, onde foram adquiridas 15 (quinze) mil mudas. Para o próximo ano, as reservas chegaram a  40 (quarenta) mil mudas, e esse aumento foi gerado em grande parte, devido a melhora no preço que o produtor de citrus recebeu durante a safra”, destacou.

Além de organizar a compra e subsidiar o custo das mudas, a Prefeitura também  disponibilizará aos citricultores máquinas objetivando o preparo do solo para facilitar  o manejo futuro.