20 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Qui, 23/08/2018

Esgotamento Sanitário é tema de Palestra em Aratiba

Engenheiro Civil Lucas Brandão apresenta estudo de viabilidade de um sistema de Esgotamento Sanitário para Aratiba.


Dsc 0994 min

Na tarde de quarta-feira (22) no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, o jovem aratibense Lucas Antônio Scheer Brandão, graduado em bacharel em Engenharia Civil, pela URI Campus de Erechim, fez a explanação de seu Trabalho de Conclusão de Curso baseado em uma proposta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto em Aratiba.

O estudo da implantação de um sistema de esgotamento sanitário para o Município de Aratiba foi o grande objetivo de análise e de pesquisa deste acadêmico, ao qual busca visar redução de impactos ambientais gerados pela forma inadequada de tratamento e disposição geral.   

Buscou fazer um levantamento populacional da cidade de Aratiba, definir os processos e as unidades mais adequadas ao tratamento de fluentes domésticos e sugerir o sistema de tratamento mais eficiente.

Elaborou também em sua pesquisa  o traçado da rede de coleta de esgoto sanitário, fazendo levantamento de quantitativos  do sistema, alavancando o estudo de custos pertinentes a implantação deste sistema por completo.

Segundo o acadêmico, é “inegável que a importância dos serviços de saneamento básico é facilmente percebida, tanto na prevenção de doenças, quanto na preservação do meio ambiente. As incorporações de aspectos ambientais nas ações de saneamento representam um avanço significativo, em termos de legislação, mas é preciso criar condições para que os serviços de saneamento sejam implantados e sejam acessíveis a todos, a denominada universalização dos serviços”. Essa é uma preocupação também dos Gestores Públicos, onde que além de saúde pública, representa ambientalmente impacto e contaminações que devem ser evitadas e combatidas.

A maior parcela de investimentos se faria necessária na rede de coleta, exigindo demolição de calçadas e reconstruções de pavimentos.

O sistema ETEC (Estações de Tratamento de Esgotos) é o modelo mais eficaz apontado pelo estudo do autor e viável, podendo ser implantado em etapas diferentes.

O aluno acadêmico aratibense explanou seu estudo ao Prefeito Municipal e Secretarias de Administração, Indústria e Comércio e Turismo e Meio Ambiente e sua equipe.

Ao aratibense Lucas Antônio Scheer Brandão nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho e estudo bem conduzidos, pela causa que o moveu, que além de ser determinante para que se tenha saúde pública de qualidade é primordial para que se cuide de maneira sustentável e consciente do meio ambiente.

Nossa gratidão por ter escolhido o lugar onde nasceu para desenvolver este estudo, abrindo assim possibilidades de que possamos logo em frente sinalizar futuras soluções para essa questão social e ecológica.