02 de Dezembro de 2020

Notícias : Geral    Ter, 11/08/2020

Governo de Aratiba finaliza reforma do Museu Municipal

Residência típica alemã, relocada do interior para a cidade recebeu reparos na estrutura e abriga inúmeros aspectos da história do município.


Obra reforma pisos

Uma edificação familiar, com características próprias da etnia alemã foi adquirida pelo Governo Municipal na comunidade de Linha Lajeado das Pedras, interior de Aratiba, e foi realocada em 2004. Transformada em Museu Municipal, o imóvel mantém as características da época da colonização do Rio Novo, antiga denominação de Aratiba. Nos últimos meses, a Secretaria da Cultura trabalhou na reforma da casa. Toda a estrutura de madeira que estava podre foi substituída. Também foi feita a troca das calhas, pintura, rampas de acesso, iluminação e paisagismo.

Hoje o Museu abriga muitos aspectos da história do município, através de objetos e utensílios das mais variadas épocas e em exposição permanente. Lá, o visitante pode conhecer a História de Aratiba e do Hospital Baldini, ver utensílios domésticos, eletrônicos, instrumentos musicais, monumentos religiosos retirados da original igrejinha dos Navegantes, utensílios indígenas e  agrícolas preservados.

“O museu é patrimônio de nosso município conta parte de nossa história e de toda luta de nossos ancestrais, é está aberto para visitação. Pedimos que toda população cuide no ambiente que foi reformado e harmonizado para que os aratibenses possam usufruir do espaço para lazer e também para relembrar a sua história”, salienta a secretária de Cultura, Desporto e Juventude, Daiana Tenutti.

O Museu está localizado na Rua João Lira, no Bairro Pés e está aberto à visitação diariamente, no horário comercial.

 

Veja as fotos do antes e depois: