05 de Junho de 2020

Notícias : Saúde    Seg, 18/05/2020

Governo divulga nota sobre o Coronavírus

A nota solicita a colaboração de todos para continuar com ações de prevenção à doença.


Whatsapp image 2020 05 18 at 15.25.00

Veja o documento divulgado nesta segunda- feira, 18.

 

O mundo está vivendo um momento grave, preocupante, e milhares estão perdendo a vida. O coronavírus é um inimigo silencioso e invisível.

No Brasil não é diferente. O coronavírus ronda o nosso município. Há centenas de casos confirmados em municípios vizinhos do RS e de Santa Catarina. Primeiro, foram os municípios maiores, mas agora a doença também bate à porta dos moradores das cidades pequenas. A doença progride, os números aumentam dia a dia. Ninguém está imune, mas é possível enecessário se prevenir. Em Aratibafomos proativos e rápidos em estabelecer uma série de cuidados e, graças a conscientização de todos, não temos nenhum caso confirmado.

O isolamento social é uma rotina nova e difícil. As crianças sentem falta da escola, trabalhadores estão impedidos de trabalhar, as empresas tem prejuízos econômicos e àmedida que o tempo passa as pessoas começam a se sentir entristecidas, a saudade dos parentes e amigos fica mais forte e é tentador romper o isolamento. Entretanto, os cuidados iniciais, que resultaram no afastamento da ameaçanos lares aratibenses, precisam ser mantidos especialmente agora em que o Brasil se aproxima do pico da contaminação.

 

Não sabemos como a doença vai progredir, mas precisamos estar vigilantes. Do contrário, todo o esforço que fizemos até agora de nada terá valido. O governo municipal de Aratiba solicita a cada aratibense que continue com uma atitude responsável. A visita de um parente, uma viagem a uma cidade próxima, deixar de praticar as medidas de higiene e cuidado podem parecer inofensivos, mas são um grande risco e podem ser determinantes para fazer o vírus se instalar entre nós.  A gente sabe que está difícil, mas persista mais um pouco. Este cuidado pode salvar a sua vida e a vida dos seus familiares.

 

Cuidar de si e cuidar do outro. Nunca esta atitude foi tão necessária. Esta pandemia vai passar e, com o esforço de todos, quem sabe, sem fazernenhuma vítima em nosso município.