18 de Outubro de 2018

Notícias : Agricultura    Qua, 13/06/2018

II Seminário do Programa De Armazenagem e Secagem de Grãos de Aratiba

Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER/ASCAR.


Dsc 0724 min

Num relato de experiências de agricultores que estão atuando na armazenagem de grãos em nosso Município, obtivemos aspectos fundamentais e relevantes para que o processo aconteça de maneira eficiente e rentável.

O Programa foi desenvolvido após um diálogo entre agricultores e o Poder Público Municipal, contando com a parceria da EMATER, visando equiparar e utilizar os espaços e estruturas físicas dos antigos Paióis Chapeco, para maior autonomia no processo de colheita, armazenagem e secagem podendo assim o agricultor manter e esperar o melhor momento para comercialização.

-“ Com os grãos secos temos um diferencial de valores na comercialização e também na qualidade de grãos disponibilizados”. Relata um agricultor.

A Administração Municipal visa incentivar e fortalecer o potencial de produção e armazenagem de grãos, operacionalizando os mais de 100 paióis chapecós que temos em Aratiba.

Nesta quarta – feira (13) seis famílias receberam o incentivo por meio do Poder Público Municipal de Aratiba. Para ser beneficiário do Incentivo previsto no Programa o agricultor deverá obrigatoriamente participar de capacitação de armazenagem, de no mínimo 8 horas, e realizado pela EMATER para que o produtor tenha segurança e qualificação quanto aos cuidados de armazenamento.