19 de Novembro de 2017

Notícias : Saúde    Seg, 30/10/2017

Implantação do primeiro NUMESC na região da 11ª CRS

Na oportunidade foi apresentado o diagnóstico das atividades efetivadas pela equipe e construção do Plano Municipal de Saúde.


Saude min

 No quinta-feira (28) em Aratiba, a equipe de atenção básica do município, realizou a primeira reunião para tratar da implantação do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva – NUMESC. Na oportunidade foi apresentado o diagnóstico das atividades efetivadas pela equipe e construção do Plano Municipal de Saúde.

O resultado apontou para a necessidade de qualificação do cuidado em saúde, a partir da educação permanente, continuada e de educação em saúde, surgindo neste sentido a proposta de implantação do NUMESC.

Para o secretário Municipal da Saúde Paulo Altenhofer o NUMESC é uma novidade, uma surpresa, pois proporciona pensar sobre a saúde coletiva e o processo de trabalho da equipe, vem fortalecer o trabalho e proporcionar estratégias de mudanças no modelo assistencial, pois o modelo de trabalho curativo tem gerado poucos resultados. Ressaltou ainda que é necessário repensar o modelo de saúde, buscar a prevenção e promoção, qualificar os profissionais, valorizar seus conhecimentos e experiências, remapear o território, compreender e qualificar o acesso à atenção básica, qualificar o trabalho dos agentes comunitários de saúde no território junto às famílias.

Participaram do encontro o secretário municipal da saúde Paulo Altenhofer, a equipe da atenção básica, o fisioterapeuta Maurício Ortiz, o técnico de enfermagem Giancarlos Bianchi, a agente comunitária de saúde Carine Winter, a chefe de setor administrativo e assistente social Débora Cenci, a auxiliar em saúde bucal Géssica Fantin, a consultora em gestão pública Sandra Soares, e a representante do NURESC da 11ª CRS, Eliana Sandri Lira.