24 de Abril de 2024

Notícias : Geral    Qua, 30/05/2018

Paralisações refletem na economia e na rotina dos municípios.

Poder Público Municipal de Aratiba busca atender a demandas urgentes e visa medidas que possam amenizar perdas na economia, principalmente na base leiteira, a mais afeta até o momento


Whatsapp image 2018 05 30 at 13.53.40

Tendo em vista, que a situação de crise instalada na cadeia leiteira, frente às paralisações dos caminhoneiros e demais setores e que assola todo o país, se agrava a cada dia, comprometendo toda a cadeia, produção, transporte e comercialização.

Preocupados e atentos para os demais setores da agricultura, pecuária, comércio, serviços, educação e saúde, que sofrem reflexos somam também as perdas que já vem se concretizando e aumentando no decorrer dos dias.

Sabedores da grande produção leiteira e dos investimentos realizados na cadeia e cientes que as limitações de recolhimento se devem ao transporte e comercialização, sendo a finalização da produção, nossos produtores leiteiros e o Poder Público Municipal permanecem na expectativa da retomada da comercialização e no fim das paralisações.

Frente aos boatos e inquietantes demonstrações de preocupação, estamos contatando empresas, órgãos, prefeituras e entidades para soluções conjuntas e regionalizadas.

Porém na ciência de que dependemos da cessação da greve e da normalização do transporte e comercialização, somos sabedores também que é uma realidade regional, estadual e nacional, que toda a produção, de qualquer produto, depende de uma cadeia, onde produção, transporte, industrialização e comercialização, são necessárias para que o produto chegue à mesa do nosso consumidor.

A preocupação do Poder Público também se volta para o transporte de animais, aves, porcos, bovinos e outros, da alimentação para a manutenção e sobrevivência dos mesmos, como ração e insumos. Outra preocupação é a falta de gasolina que impossibilita a locomoção de usuários e pessoas, limitando acesso a serviços de saúde, educação e demandas pessoais.

Temos ciência que os impactos são sentidos por todas as cadeias e atingem os agricultores, o comércio, serviços públicos, hospitais, grandes e pequenos centros, numa proporção local regional e nacional.   

Ações e atitudes estão sendo tomadas, para que o agricultor não fique desamparado nesta hora. Para tanto pedimos que a população se mantenha unida e aguardando esperançosamente soluções benéficas.

O Poder Público Municipal tem suas equipes voltadas para atender aos munícipes e frente à esses desafios se coloca a inteira disposição para ouvir, estudar alternativas, buscar avanços e acima de tudo estar com o agricultor, produtor de leite e sociedade Aratibense.