19 de Abril de 2024

Notícias : Agricultura    Qua, 21/11/2018

Prefeitura de Aratiba investe na contratação de máquinas para fazer serviços nas propriedades rurais

1.600 horas máquinas foram contratadas e valores pagos pelos agricultores são subsidiados


Horas maquina 2

O agricultor Andre Vignaga e a esposa, Leila, vivem na comunidade de Três Barras. A principal atividade da família é a produção de leite. Este mês eles conseguiram abrir novas áreas de pastagem e poderão aumentar a produção graças ao serviço de máquinas fornecido pela Prefeitura de Aratiba. Um trator de esteira e uma escavadeira giratória trabalharam 30 horas na propriedade.  O trabalho está sendo possível porque o governo de Aratiba licitou a prestação de serviço 1.600 horas máquinas, que estão sendo executadas nas propriedades com preço 50% subsidiado. Leila Vignaga considera que o auxílio foi muito importante. “ Seria impossível fazer todo o serviço contratando empresas direto. Assim ficou um preço bem em conta”, avalia.

Em outra propriedade, as máquinas fizeram limpeza de lavouras. Apesar de ter um sucessor para a propriedade o agricultor  Fiorindo Terribele não tem mão de obra suficiente para fazer o serviço que as máquinas fazem com muito mais rapidez. Na propriedade dele, foram necessárias oito horas de serviço, e o agricultor diz que está muito satisfeito.  “Essas quatro horas que estão dando de graça e as quatro terceirizadas  é uma grande coisa; este é o primeiro prefeito que teve em Aratiba que deu esta oportunidade  para os agricultores se arrumarem a terra um pouco, crescerem um pouco”, disse.

O secretário de agricultura, Lenir Christmann informa que esta era uma demanda que  vinha se estendendo há muitos anos. “É difícil um agricultor sozinho contratar máquinas para fazer serviços somente na sua propriedade.  Por outro lado, mesmo com os últimos investimentos do governo, que dão a Aratiba um bom parque de máquinas,  ainda não é suficiente para fazer estes trabalhos dento das propriedades, por isso terceirizamos o serviço ”.

 

Um novo olhar para a agricultura: Para o prefeito, Guilherme Granzotto, esta é uma ação que visa melhorar as condições de trabalho dos agricultores. “Muitas coisas precisam ser feitas para que o agricultor tenha condições de produzir. Há, no município, plantadores de laranja, por exemplo, que não tem estrada de acesso aos pomares. Toda a propriedade dá para ajeitar o terreno um pouco melhor, para melhorar o plantio, a colheita e as condições de trabalho. Devagar, vamos ajeitando”, disse.

Para definir onde começaria a ser feito o serviço, a secretaria da agricultura deu prioridade às comunidades onde havia mais agricultores inscritos.  As comunidades de Três Barras, Linha Agulha, 1º de Junho,  Sarandi, Enjeitado e Polonesa já foram atendidas. Outra equipe está trabalhando nas propriedades da comunidade de Rio Azul.   O município está repassando subsídio de 50% no valor das horas cobradas.