01 de Julho de 2024

Notícias : Geral    Qui, 17/05/2018

Solidariedade... uma atitude saudável em um coração generoso.

.


Whatsapp image 2018 05 17 at 15.59.21

A solidariedade tem o poder de requalificar e permite reconstruir o esgarçado tecido da cidadania, em todos os momentos, em diferentes sociedades, é indispensável fazer referência, propor iniciativas e refletir sobre a importância da solidariedade.

No coração da prática solidária está o princípio fundamental e inegociável da consideração para com o outro.

Não é tão simples plantar e fazer florescer nos corações os anseios solidários e de gratuidade. Anseios de lucidez que muitas vezes são insuficientes para atender à ânsia do povo.

Ao trilhar esse percurso e ser perceptível ao valor da solidariedade, colabora-se com a construção de uma cultura que contemple fortes sentidos de pertencimento, patriotismo e apurada sensibilidade humana, que se desdobra em gestos e ofertas mais generosas.

A solidariedade é, pois, princípio social e virtude moral. Vivenciá-la é investir na edificação de um contexto novo e melhor. Sem esse princípio e virtude, não se conquistam os espaços e anseios sociais almejados.

Para além de um sentimento qualquer de compaixão, a solidariedade tem o valor de despertar e criar o gosto imperecível pelo bem comum. E todo cidadão, para ser eterno aprendiz do valor da solidariedade, tem de praticá-la, diariamente, permanentemente.

Esse exercício exige considerar a importância do outro, abrir os olhos e os ouvidos para nunca ser indiferente às dores do mundo, lutar para sair das zonas de conforto e deixar-se incomodar pelos sofrimentos da humanidade. Pois, toda e qualquer sociedade estará na direção de superar seus descompassos e a cidadania se for capaz de fazer prevalecer o inestimável valor da solidariedade.

As Escolas Municipais de Aratiba nesta semana se envolveram em atividades diferenciadas e oportunizaram aos seus alunos reflexões e atitudes solidárias e humanitárias.

São pequenas as sementes que podemos plantar, mas nossa missão sempre será semear!