19 de Abril de 2024

Notícias : Educação    Qui, 01/06/2017

Um olhar sobre as tecnologias da informação e da comunicação.

A visão do presente projeto é levar o aperfeiçoamento dos serviços, modernizar o tratamento técnico, o empréstimo de materiais e a agilizar o acesso e a recuperação da informação.


Dsc 0653 min

Com a missão de proporcionar melhorias quanto ao gerenciamento das atividades referentes aos processos de aquisição, catalogação, circulação de materiais (empréstimos, consultas e relatórios), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Aratiba no dia 30 de maio, implantou o Projeto “Informatização da Biblioteca Pública Municipal”. A visão do presente projeto é levar o aperfeiçoamento dos serviços, modernizar o tratamento técnico, o empréstimo de materiais e a agilizar o acesso e a recuperação da informação.

No mundo globalizado e na nova era informacional, é preciso estar sempre atualizado e apto a trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação, as chamadas “TIC´s”. Nesse sentido, já não se pode mais ignorar a presença e a convivência com as tecnologias , onde no caso específico da informatização da biblioteca, este processo requer o domínio de ferramentas como: softwares, bancos de dados ou aplicativos relacionados à disponibilização de informações, pois além de facilitar os processos de trabalho, proporcionam melhoria na qualidade dos serviços/produtos, otimizam os serviços e não desperdiçam tanto material impresso.

Após o lançamento de todo o acervo da biblioteca no sistema, bem como realizado o cadastramento dos usuários, com  apoio  de um computador e de  um leitor de código de barras o programa será efetivamente implantado.

Contabilizado o número de obras de descarte, e lavrada a ata proceder-se-á da seguinte forma:

Material de descarte para reciclagem:

-Avaliado de acordo com o critério antiguidade (em desacordo com as normas ortográficas vigentes); Estado de conservação (material com ácaros, etc.)

Material retirado da Biblioteca com reaproveitamento terá seu destino:

- Junto as escolas municipais e estaduais;

- Nas 08 Casinhas da Leitura para serem retirados pela comunidade abarcando com isso o projeto “Blá, blá, blá... + atitude”.

- Outras instituições.

O presente Projeto será considerado satisfatório se atingir a principal meta que está embasada na agilidade do cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais ou dados,  bem como, se possibilitar um maior controle de empréstimos sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido e a facilidade de identificação dos usuários.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Marisa Rosa, a informatização da Biblioteca aconteceu de forma gratuita para o poder público municipal, através de parceria entre Prefeitura Municipal e Coordenadoria Regional de Educação, onde recebemos apoio de profissional capacitada que esteve auxiliando na separação, identificação de obras literárias e a instalação do software, que auxilia na classificação e organização de livros na biblioteca. Através deste trabalho, o processo de revitalização e informatização das bibliotecas atingiu em nível regional  50 bibliotecas.   Agradecemos a 15ª CRE, através do Coordenador Regional, professor Alencar Loch pela cedência da profissional, e através dele a chefia pedagógica desta Coordenadoria. Também um agradecimento muito especial a servidora Clairê Bresollin, pelo profissionalismo e dedicação com que desenvolveu este dia de intensas atividades junto ao nosso município.