23 de Abril de 2019

Notícias : Saúde    Ter, 09/04/2019

Vacinação contra influenza começa nesta quarta-feira

A vacinação será realizada de 10 de abril a 31 de maio. A meta é atingir 90% da população contemplada para vacinação.


Campanha vacina%c3%a7%c3%a3o 2019

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para os sintomas da infecção (crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais).

A vacinação contra influenza mostra-se uma medida efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas visando prevenir a doença causada por estes vírus que circularão neste ano.

Na campanha serão vacinadas: pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica obrigatória), e professores das escolas públicas e privadas.

Cronograma da campanha:

De 10 a 19 de abril – serão mobilizados os grupos prioritários de gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos.

A partir de 22 de abril – a vacinação ocorrerá para todos os grupos prioritários.

Dia 04/05/2019 – Dia Nacional de Vacinação contra a influenza, data em que as UBS estarão  abertas das 08h às 17h,sem fechar ao meio dia,  para a aplicação da vacina.

Serão realizados roteiros no interior do município, sendo que os mesmos serão divulgados posteriormente.